"O poeta é um fingidor/Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente."
(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Gratidão

“- Você é um bocado estranha, menina. Está sempre alegre com tudo e com todos – observou a empregada, lembrando-se do
que acontecera no quartinho do sótão.
– Faz Parte do jogo, entende? – e a menina sorriu.
– Que jogo?
– O ‘jogo do contente’”
Li Pollyanna de Eleanor H. Porter muito nova e tentei a vida inteira seguir os seus preceitos e ver sempre o lado bom das coisas. A gratidão é algo tão difícil de exercitar não é mesmo? Somos gratos quando tudo vai bem, mas ao menor indício de problemas, passamos a murmurar. Isso, quando não nos desesperamos e passamos a maldizer a vida.
Sei que o que vou dizer agora é bem frase de biscoito chinês, mas, todo mundo tem problemas, o que diferencia uma pessoa da outra é exatamente a forma como lidamos com eles.
Eu não jogo o ‘jogo do contente’. Eu inventei meu próprio jogo. E no meu jogo, é proibido se sentir mal com algo que está fora no meu alcance resolver. Se não posso resolver, se o problema é maior do que eu, por qual razão devo me desesperar?
Não quer dizer que eu não fique triste ou preocupada. Não quer dizer que eu não tente reunir forças para sair da situação em que estou inserida. Quer dizer que mesmo diante da adversidade, procuro me posicionar de forma positiva, agradecendo a Deus até mesmo pelas atribulações, pois sem o sopro da vida, não haveria obstáculos a superar, não é verdade?
Quem me conhece, quem conhece a minha família sabe que todos somos assim. Não nos permitimos abater. Não desmanchamos nosso sorriso. Não deixamos de andar de mãos dadas. E sempre, sempre rendemos graças a Deus por tudo o que Ele dá. E por tudo o que Ele tira.
A maioria das vezes, os problemas são apenas quebra-cabeças difíceis de montar. Mas com uma solução possível. Então respire, relaxe... invente seu jogo e tenha a certeza que há uma saída.
Mas nunca, nunca deixe de ser grato a Deus pela vida, pois a felicidade não está na colocação da última peça, mas nas coisas que aprendemos ao montar as estratégias para resolver o enigma da existência.


“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:18